SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Intimidade conjugal: papel discriminante dos níveis de mindfulnessSintomas de depressão, ansiedade e estresse e uso de drogas em universitários da área da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SOUZA, Janine Gudolle de; ALVES, Fernanda de Oliveira  e  MACHADO, Bianca Zanchi. Considerações sobre a prática clínica da psicologia no ensino superior. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 129-144. ISSN 1677-2970.

Este estudo tem por objetivo discutir a atuação clínica da Psicologia em um serviço de apoio ao estudante universitário dentro de uma Instituição de Ensino Superior pública, por meio de um relato de experiência. Apresenta-se uma breve descrição do serviço, a implementação de um processo de triagem, a relação terapeuta e paciente, a psicoterapia breve, algumas queixas mais recorrentes no serviço, bem como limitações e potencialidades da atuação. Assim, entende-se que o trabalho psicoterapêutico de caráter breve, ainda que seja atravessado por desafios institucionais de ordem burocrática e administrativa, consegue ser efetivo e é valorizado pela comunidade acadêmica. Evidencia-se que a atuação clínica no contexto da educação superior é um campo profissional que pode ser mais explorado pela Psicologia.

Palavras-chave : Serviços de saúde para estudantes; Psicoterapia breve; Psicologia clínica; Universidades; Ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License