SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Considerações sobre a prática clínica da psicologia no ensino superiorAssédio moral na cozinha: prevalência em trabalhadores da gastronomia em restaurantes comerciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

BENETON, Emanueli Ribeiro; SCHMITT, Marina  e  ANDRETTA, Ilana. Sintomas de depressão, ansiedade e estresse e uso de drogas em universitários da área da saúde. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 145-159. ISSN 1677-2970.

Este estudo teve como objetivo identificar e analisar se os sintomas de depressão, ansiedade e estresse estão relacionados com uso de álcool, tabaco e maconha em universitários da área da saúde. Trata-se de uma pesquisa com 111 universitários matriculados em cursos da área da saúde de uma universidade da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Os instrumentos foram Questionário de dados sociodemográficos, Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21), Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST). Foi realizada análise descritiva dos dados e correlação de Spearman para amostras não paramétricas. As drogas mais utilizadas foram álcool, tabaco e maconha, sendo o álcool o que mais pontuou. Houve correlações significativas entre o uso de drogas com sintomas de estresse e ansiedade. Destaca-se a necessidade de atentar para o uso de substâncias realizado por universitários da área da saúde, uma vez que esta pode acarretar danos à vida acadêmica, pessoal e profissional.

Palavras-chave : Estresse; Ansiedade; Depressão; Drogas; Universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License