SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Sintomas de depressão, ansiedade e estresse e uso de drogas em universitários da área da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MACHADO, Isabel Cristina Kasper; RISS, Loren Aita; MONTEIRO, Janine Kieling  e  MARIN, Angela Helena. Assédio moral na cozinha: prevalência em trabalhadores da gastronomia em restaurantes comerciais. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.1, pp. 160-174. ISSN 1677-2970.

Há crescente interesse sobre o comportamento abusivo sofrido por trabalhadores nas cozinhas de restaurantes comerciais, uma vez que agressões físicas e verbais parecem ser comuns neste contexto laboral. Este estudo objetivou identificar a prevalência do assédio moral e descrever as características das situações em que ele ocorre entre trabalhadores da gastronomia. Participaram do estudo 160 indivíduos com graduação em gastronomia, sendo que 95 eram do sexo feminino (59,4%), com idade média de 30,81 anos (DP = 8,34). Os mesmos responderam ao Questionário Biossociodemográfico e Laboral e ao Questionário de Atos Negativos, cujos dados foram analisados descritivamente. Os resultados indicaram elevados índices de prevalência de assédio moral (63,1%) e de violência psicológica (33,8%), que alertam sobre a importância de divulgar informações sobre o assédio moral e seus prejuízos, visando a uma maneira mais saudável de gerenciar e trabalhar na cozinha.

Palavras-chave : Assédio moral; Violência no trabalho; Restaurantes; Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License