SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Pudor na família com adolescentes: transmissão e limites da intimidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MELO, Cynthia de Freitas et al. O binômio morte e vida para idosos em cuidados paliativos. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.2, pp. 5-18. ISSN 1677-2970.

RESUMO A sociedade contemporânea caracteriza-se por um processo de envelhecimento permeado por estereótipos relacionados à proximidade da morte, negada pela sociedade ocidental. Para descortinar essa temática, objetivou-se identificar os significados que idosos em cuidados paliativos atribuem à morte e à vida. Realizou-se dois grupos focais com 18 idosos em cuidados paliativos, compreendidos por análise textual no software IRaMuTeQ. Os resultados organizaram-se em quatro classes: "Significações sobre a morte" retrata sua aceitação, "As relações entre vida e morte na velhice" apresenta a ambivalência dessa díade, "Significações sobre a vida na velhice" avalia essa fase da vida, "Atividades diárias e ressignificação da vida" aborda seus novos papeis. Conclui-se que a rede de apoio e a espiritualidade influenciam a significação da morte pelo idoso.

Palavras-chave : Idoso; Velhice; Morte; Vida; Cuidados Paliativos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License