SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The binomial death and life for elderly in palliative careParents school of Brazil: prevention and promotion of positive parenting practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

MENDES, Carla Martins; MAGALHAES, Andrea Seixas; MONTEIRO, Mayla Cosmo  and  FERES-CARNEIRO, Terezinha. Pudor na família com adolescentes: transmissão e limites da intimidade. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.2, pp. 19-32. ISSN 1677-2970.

O presente estudo parte de uma investigação mais ampla sobre a vergonha e o pudor na intimidade da família e tem por objetivo investigar a percepção do pudor em famílias com filhos adolescentes. Realizou-se uma pesquisa qualitativa na qual foram entrevistados oito sujeitos do segmento socioeconômico médio. Os resultados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo, vertente temático-categorial e discutidos a partir do referencial teórico da psicanálise e das ciências sociais. Considerando o objetivo do presente estudo, apresentamos e discutimos as categorias: estranhamento do pudor; transmissão do pudor: um legado em questão; novos rumos da intimidade no lar e imagem no espaço público: protegendo a vergonha dos filhos. Os resultados apontam que os participantes atribuem ao pudor um significado de intimidade corporal e sexual transmitido pelas gerações anteriores e com pouca expressão na atual interação familiar. Concluímos que a transmissão geracional do pudor vem sofrendo uma descontinuidade, tendo em vista a maior proximidade afetiva com os filhos e seus reflexos na transformação da intimidade familiar.

Keywords : Pudor; Família; Intimidade; Adolescência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License