SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Pudor na família com adolescentes: transmissão e limites da intimidadeProjeto de vida de adolescentes que fazem uso problemático de substâncias psicoativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

DETONI, Bruna; ARTECHE, Adriane Xavier  e  PIZZINATO, Adolfo. Escola de pais do Brasil: prevenção e promoção de práticas parentais positivas. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.2, pp. 33-46. ISSN 1677-2970.

RESUMO A Escola de Pais do Brasil (EPB) realiza o Círculo de Debates, trabalho preventivo realizado com pais e cuidadores, em parceria com prefeituras e escolas das regiões dos municípios em que possuem seccionais. Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar o Círculo de Debates através de um estudo observacional, com observação participante e registro em diário de campo, que resultou em análise temática e criação de três categorias mutuamente excludentes: prevenção, cotidiano dos pais/mães e valores e limites na educação. Apresenta ainda uma categoria transversal: a psicoeducação. Pela análise, o trabalho do Círculo de Debates da EPB foi considerado psicoeducativo, de prevenção e promoção de práticas parentais positivas.

Palavras-chave : Escola de pais; Práticas parentais; Psicoeducação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License