SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Escuela de padres en Brasil: prevención y promoción de prácticas de crianza positivasAnálisis de experiencias de violencia doméstica en mujeres evangélicas pentecostales y neo-pentecostales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

AFONSO, Renan de Morais; ENUMO, Sônia Regina Fiorin  y  DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato. Projeto de vida de adolescentes que fazem uso problemático de substâncias psicoativas. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.2, pp. 47-57. ISSN 1677-2970.

RESUMO Este artigo tem como objetivo investigar os projetos de vida de adolescentes em tratamento ambulatorial especializado para o uso problemático de substâncias psicoativas. Realizou-se um estudo de caso coletivo com sete adolescentes do sexo masculino, entre 14 e 18 anos, ao longo de treze semanas. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada e os dados foram analisados com base nas dimensões da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes. Os resultados mostraram que houve mais projetos de vida nas dimensões Aspirações Positivas e Relacionamento Afetivos e menos projetos de vida nas dimensões Religião/Espiritualidade e Sentido da Vida. Concluiu-se que o tratamento no ambulatório serviu como um espaço para os adolescentes organizarem suas vidas e favoreceu a construção de seu projeto de vida.

Palabras clave : Projeto de vida; Droga (abuso); Adolescência; Psicologia do adolescente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License