SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Análise das vivências de violência doméstica em mulheres evangélicas pentecostais e neopentecostaisAcompanhamento familiar no CRAS segundo familiares de usuários do benefício de prestação continuada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SOLA, Pamela Perina Braz; OLIVEIRA-CARDOSO, Érika Arantes de; SANTOS, Jorge Henrique Correa dos  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Psicologia em tempos de COVID-19: experiência de grupo terapêutico on-line. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.2, pp. 73-88. ISSN 1677-2970.

RESUMO A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) impôs mudanças no funcionamento dos serviços de saúde. Este estudo objetiva contribuir com o enriquecimento da prática psicológica em resposta à situação de crise sanitária, analisando a implementação de um grupo terapêutico on-line oferecido pela equipe de psicologia para pacientes de um serviço público ambulatorial, de julho a dezembro de 2020. O grupo configurou-se como alternativa efetiva para oferta de cuidados psicológicos e ajuda mútua diante da crise, favorecendo recursos para conforto, alívio das tensões e manutenção da rede de apoio em tempos de distanciamento social. A intervenção suscita reflexões acerca de implicações éticas, limites e possibilidades do uso de tecnologias nas ações de cuidado e adaptações necessárias nas práticas grupais para modalidade on-line.

Palavras-chave : COVID-19; Pandemia; Psicoterapia de grupo; Terapia on-line.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License