SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Acompanhamento familiar no CRAS segundo familiares de usuários do benefício de prestação continuadaExperiências em grupo no envelhecer feminino: construções de redes, laços e afetos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

COLOME, Carolina Schmitt; MALISKA, Juliana Kuster de Lima  e  ZAPPE, Jana Gonçalves. Condução de um caso de violência contra a criança: relato de experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.2, pp. 104-117. ISSN 1677-2970.

RESUMO Este estudo apresenta o relato de uma experiência de enfrentamento de um caso de violência contra a criança, discutindo a condução do caso pelos profissionais. Foram utilizados registros de prontuários, supervisões e reuniões de equipe, estruturados como um relato de caso analisado por meio da literatura científica, técnica e legal. Os resultados evidenciaram divergências relativas à construção de uma linguagem comum entre os diferentes profissionais, bem como sobre a construção de uma estratégia conjunta de notificação e de enfrentamento, envolvendo questões sobre sigilo e a busca do menor prejuízo ao paciente. Salienta-se a importância de abordar tais questões na formação profissional inicial e continuada, para que situações de violação de direitos de crianças e adolescentes sejam enfrentadas com maior resolutividade.

Palavras-chave : Direitos da Criança; Saúde Mental; Atuação do Psicólogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License