SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Condução de um caso de violência contra a criança: relato de experiênciaMeu filho é autista: percepções e sentimentos maternos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SILVA, Camila Cuencas Funari Mendes e; GEROLAMO, Joselene Cristina  e  CORREA, Mariele Rodrigues. Experiências em grupo no envelhecer feminino: construções de redes, laços e afetos. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.2, pp. 118-131. ISSN 1677-2970.

RESUMO Este artigo se dedica a apresentar um relato de experiência profissional com um grupo de mulheres idosas, participantes de um projeto de extensão universitária, em uma universidade pública de uma cidade no interior do estado de São Paulo. O referencial teórico que amparou tal atividade foi o grupo operativo de Pichon-Rivière, que nos serviu como ferramenta para reflexões acerca das dificuldades e possibilidades de envelhecer, por meio das trocas de experiências no nível grupal. Como principais resultados identificamos que o envelhecimento feminino é composto por muitas nuances que perpassam algumas dificuldades exclusivas ao gênero, tais como a desigualdade salarial, a obrigação e desvalorização do trabalho doméstico, o ambiente ainda clandestino da sexualidade e os padrões de beleza.

Palavras-chave : Grupos; Envelhecimento; Feminino; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License