SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Experiências em grupo no envelhecer feminino: construções de redes, laços e afetosInteração família-trabalho: um estudo sobre maternidade na pós-graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

RICCIOPPO, Maria Regina Pontes Luz; HUEB, Martha Franco Diniz  e  BELLINI, Marcella. Meu filho é autista: percepções e sentimentos maternos. Rev. SPAGESP [online]. 2021, vol.22, n.2, pp. 132-146. ISSN 1677-2970.

RESUMO O objetivo deste estudo foi compreender as percepções e os sentimentos das mães de crianças que apresentam o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e identificar quais são os recursos internos e apoios sociais por elas utilizados. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com nove mães, que são cuidadoras principais de seus filhos e que frequentam uma Organização Não Governamental (ONG) de apoio a crianças, adolescentes com TEA e suas famílias na cidade de Uberaba, Minas Gerais. Constatou-se que as mães vivenciam situações de angústia frente às incertezas e busca por um diagnóstico, além de se sentirem sobrecarregadas em relação aos cuidados diários com os seus filhos. Por outro lado, espaços como as associações de pais mostram-se capazes de minimizar o efeito negativo do diagnóstico, oferecendo força e suporte, principalmente por parte dos profissionais e de outras famílias, aflorando percepções de uma transformação positiva enquanto mãe e mulher. Isso evidencia a necessidade de ampliação da rede de suporte materna, com uma linha de cuidado inserida na rede de atenção à saúde.

Palavras-chave : Mães; Cuidado da Criança; Transtorno do Espectro do Autismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License