SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1SOMEWHERE OVER THE RAINBOW: NARRATIVES OF RAINBOW CHILDREN’S MOTHERSA CASE STUDY ABOUT OLDER CHILDREN ADOPTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

CASTANHO, Pablo et al. SONHAR GRUPAL: UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO COM SONHOS EM GRUPO. Rev. SPAGESP [online]. 2022, vol.23, n.1, pp. 59-70. ISSN 1677-2970.  http://dx.doi.org/https://doi.org/10.32467/issn.2175-3628v23n1a6.

RESUMO Este estudo apresenta o Sonhar Grupal, um dispositivo de trabalho com sonhos em grupos, criado por um grupo de pesquisa brasileiro e inspirado na Matriz do Sonhar Social, técnica desenvolvida por pesquisadores do Tavistok Institute, em Londres. O Sonhar Grupal apresenta, no entanto, diferenças e especificidades: uma concepção psicanalítica intersubjetiva do sonhar, a consideração do grupo e seus processos específicos, o relato do sonho como objeto mediador e a perspectiva de um grupo centrado em uma tarefa que pode ser adaptada para diferentes contextos. São trazidas ilustrações e discussões sobre suas aplicações, manejo e possíveis efeitos, com a expectativa de que seu uso possa ser ampliado como estratégia de promoção de saúde mental para um número expressivo de pessoas.

Keywords : grupos; sonhos; Psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License