SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1UM ESTUDO DE CASO SOBRE ADOÇÃO DE UMA CRIANÇA MAIS VELHAINTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE USO DE MÍDIAS DIGITAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

PE, Felipe Zeferino et al. VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: EXPERIÊNCIA DE PROFISSIONAIS FACILITADORES DE UM GRUPO REFLEXIVO DE HOMENS . Rev. SPAGESP [online]. 2022, vol.23, n.1, pp. 87-102. ISSN 1677-2970.  http://dx.doi.org/https://doi.org/10.32467/issn.2175-3628v23n1a8.

RESUMO A violência contra a mulher é uma das maiores causas de homicídio no Brasil. Como alternativa de combate surgem os grupos reflexivos de homens. O objetivo deste artigo é descrever a experiência de uma equipe multiprofissional na formação de um grupo reflexivo de homens, realizado num Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher. O grupo formado por nove homens, teve cinco encontros quinzenais, nos quais foram trabalhados: a violência contra mulher, o papel da justiça frente à violência doméstica e familiar, consciência emocional e masculinidades, resolução de conflitos e a Lei Maria da Penha. As conclusões apontam grande adesão dos homens ao grupo, mudanças significativas na compreensão do problema da violência, além de mudanças em seus comportamentos.

Palavras-chave : Homens; Masculinidade; Estudos de Gênero; Violência contra mulher.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License