SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE USO DE MÍDIAS DIGITAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIASENTIDO DE VIDA E SAÚDE MENTAL EM PROFESSORES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

KYRILLOS NETO, Fuad  e  RIBEIRO, Luca Anaruma. DINÂMICAS DO GOZO E A CLÍNICA DAS TOXICOMANIAS. Rev. SPAGESP [online]. 2022, vol.23, n.1, pp. 117-130. ISSN 1677-2970.  http://dx.doi.org/https://doi.org/10.32467/issn.2175-3628v23n1a10.

RESUMO Este estudo teve por objetivo realizar uma pesquisa teórica em psicanálise sobre a clínica da toxicomania. Trata-se pesquisa teórica em psicanálise, visando a novos encadeamentos conceituais a respeito do tema. O consumo, que se apresenta como toxicômano, é atribuído a um gozo mortífero, dinâmica que visa à satisfação total das pulsões do Sujeito. Concluímos ao longo desse escrito que as dinâmicas de gozo representadas pelo Suplemento e Suplência possuem uma análise diferencial para a compreensão do consumo de drogas. Sugerimos, como contraponto, que o movimento de Alienação e Separação, metaforizado pela dinâmica do Fort-Da, é de grande valia na condução do processo clínico para o tratamento desse Sujeito.

Palavras-chave : Toxicomania; Gozo; Consumo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License