SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1ESTUDO PSICANALÍTICO DO FILME "DIVÓRCIO: ATÉ QUE O AMOR EXPLODA"(RE)CONSTRUINDO VÍNCULOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE APOIO À ADOÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

VESCOVI, Gabriela; SILVA, Flávia Santos da; LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro  e  COSTA, Crístofer Batista da. CONJUGALIDADE E PARENTALIDADE SUBSEQUENTES À PERDA GESTACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA . Rev. SPAGESP [online]. 2022, vol.23, n.1, pp. 159-174. ISSN 1677-2970.  http://dx.doi.org/https://doi.org/10.32467/issn.2175-3628v23n1a13.

RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar a literatura científica no período de janeiro de 2006 a março de 2021 sobre as repercussões da perda gestacional na conjugalidade e na parentalidade. Trata-se de uma revisão sistemática que envolveu consulta às bases Pubmed, PsycNET e Portal BVS, por meio de descritores estabelecidos previamente, resultando em 16 estudos elegíveis para análise. Foram encontrados resultados contrastantes quanto às repercussões da perda gestacional na parentalidade, sugerindo a necessidade de investigação de fatores de proteção. A perda apresentou-se como risco à conjugalidade, porém a comunicação conjugal emergiu como fator de proteção que merece maior investigação. Estudos futuros devem adotar métodos qualitativos ou mistos, incluir a perspectiva masculina sobre o tema e avaliar intervenções conjugais e familiares.

Palavras-chave : Aborto espontâneo; Casamento; Relações pais-criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License