SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1CONJUGALIDADE E PARENTALIDADE SUBSEQUENTES À PERDA GESTACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SILVA, Patricia Santos da et al. (RE)CONSTRUINDO VÍNCULOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE APOIO À ADOÇÃO . Rev. SPAGESP [online]. 2022, vol.23, n.1, pp. 175-190. ISSN 1677-2970.  http://dx.doi.org/https://doi.org/10.32467/issn.2175-3628v23n1a14.

RESUMO A construção dos vínculos na adoção é um processo complexo, com momentos de fragilização emocional para os adultos e para as crianças e adolescentes, porém os serviços de suporte às famílias no pós-adoção ainda são escassos. Estudos internacionais apontam para a necessidade de apoio sentida pelas famílias em processo de adoção e os Grupos de Apoio à Adoção (GAA) têm sido uma modalidade importante de suporte no Brasil. Pensando na importante contribuição que os GAA podem exercer nas famílias por adoção, este estudo pretende descrever a experiência de uma parceria entre Universidade e uma ONG Sul-brasileira durante o período de um ano, na condução dos trabalhos do grupo. Os encontros aconteceram mensalmente e foram conduzidos por estudantes de pós-graduação com experiência clínica e de pesquisa na área da adoção e os temas dos encontros eram escolhidos pelas próprias famílias participantes. A experiência permitiu evidenciar a potência do grupo ao incentivar que sentimentos e dúvidas fossem relatados em um ambiente acolhedor e sem julgamentos, o que contribuiu para a desmistificação de temas relacionados à adoção e, possivelmente, para a construção e fortalecimento dos vínculos com as crianças e com outras famílias.

Palavras-chave : Adoção (criança); Parentalidade; Relações familiares; Família; Psicologia jurídica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License