SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Intervenção em práticas educativas positivas com educadores sociais: avaliação do processo de implementaçãoPrograma ACT com casais: repercussões na dinâmica familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

GUERRA, Lívia Lira de Lima et al. Adaptação cultural do Family Foundations: Programa de intervenção em coparentalidade para casais em transição para a parentalidade. Rev. SPAGESP [online]. 2022, vol.23, n.2, pp. 22-36. ISSN 1677-2970.  http://dx.doi.org/https://doi.org/10.32467/issn.2175-3628v23n2a3.

A relação coparental envolve interações entre os pais, ou outras figuras parentais, para educar uma criança. Essa relação emerge na transição para a parentalidade, uma janela crítica para o desenvolvimento humano por afetar tanto o bem-estar dos pais quanto o desenvolvimento socioemocional do bebê. O objetivo do presente estudo foi reportar e avaliar o processo sistemático de escolha e adaptação (cultural e de formato) do programa Family Foundations, que tem como foco aprimorar a qualidade da relação coparental de casais durante a transição para a parentalidade. As avaliações positivas dos pais evidenciam alta aceitabilidade do programa. Em estudos futuros, será importante aumentar o número de participantes e analisar a eficácia e efetividade do programa.

Palavras-chave : Prevenção; Terapia cognitivo-comportamental; Psicologia do desenvolvimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License