SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Material psicoeducativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: avaliação docenteOrientação parental on-line: desafios da articulação teoria e prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

BECKER, Débora  e  DONELLI, Tagma Marina Schneider. Impressões de pais e educadores sobre a exposição do bebê às telas: um relato de experiência. Rev. SPAGESP [online]. 2022, vol.23, n.2, pp. 128-142. ISSN 1677-2970.  http://dx.doi.org/https://doi.org/10.32467/issn.2175-3628v23n2a9.

Os bebês, hoje, vêm sendo expostos às telas já durante o primeiro ano de vida. Essa exposição é possibilitada pelos adultos, que por diferentes razões, disponibilizam para as crianças seus próprios smartphones ou outros dispositivos. E o que será que pais e profissionais da educação infantil pensam sobre a exposição do bebê às telas? Para explorar a percepção dos cuidadores de bebês com até 3 anos sobre como as novas tecnologias permeiam as rotinas familiar e escolar e afetam o desenvolvimento infantil, assim como propiciar um espaço de escuta, psicoeducação e reflexão, uma intervenção clínica foi proposta. Foram realizados encontros com cuidadores de bebês em uma escola de educação infantil na região metropolitana de Porto Alegre, RS, Brasil. Os encontros transcorreram na modalidade roda de conversa e possibilitaram importantes reflexões sobre um tema que reverbera na saúde mental das crianças e nas interações com seus cuidadores.

Palavras-chave : Intervenção; Mídias digitais; Desenvolvimento infantil; Parentalidade; Educação infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License