SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Orientación familiar en línea: desafíos en la articulación de la teoria y la prácticaComparaciones de la puntuación de desempeño social de los niños sometidos a una intervención de musicoterapia: estudio piloto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; PEREIRA, Veronica Aparecida; PEREZIN, Gabriella Passos  y  SANTOS, Janaína Senhorini dos. Efeito da idade gestacional para o desenvolvimento de bebês pré-termo durante o primeiro ano. Rev. SPAGESP [online]. 2022, vol.23, n.2, pp. 157-174. ISSN 1677-2970.  http://dx.doi.org/https://doi.org/10.32467/issn.2175-3628v23n2a11.

Objetivou-se avaliar o efeito da idade gestacional no desenvolvimento de bebês pré-termo e descrever indicadores para o primeiro ano. Participaram 191 bebês, que foram avaliados com o Inventário Portage Operacionalizado Adaptado (IPAB), aos seis, nove e doze meses. Os bebês e suas famílias frequentavam um programa de Intervenção Precoce oferecido em uma instituição do interior do estado de São Paulo. Os escores observados, para as cinco áreas do IPAB, foram mais próximas ao esperado aos 12 meses. Nessa idade, observou-se, também, que o efeito da prematuridade foi menor, mesmo para os bebês que nasceram com menor idade gestacional. Destaca-se a importância da participação em programas de Intervenção Precoce o mais cedo possível, permanecendo ao longo da primeira infância.

Palabras clave : Nascimento prematuro; Avaliação do desenvolvimento infantil; Inventário Portage.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License