SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Comparaciones de la puntuación de desempeño social de los niños sometidos a una intervención de musicoterapia: estudio piloto¿Será posible capacitar a los niños para que reconozcan mejor las expresiones faciales emocionales? La experiencia de la intervención buscadores de emociones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

DUTRA, Marília Pereira; GALVAO, Lilian Kelly de Sousa; CAMINO, Cleonice Pereira dos Santos  y  BEZERRA, Viviane Alves dos Santos. Avaliação de estratégias para a redução de comportamentos agressivos em crianças. Rev. SPAGESP [online]. 2022, vol.23, n.2, pp. 192-206. ISSN 1677-2970.  http://dx.doi.org/https://doi.org/10.32467/issn.2175-3628v23n2a13.

Diante dos elevados índices de agressão no âmbito educacional, realizou-se uma pesquisa com delineamento quase experimental, com o objetivo de comparar os resultados de duas estratégias interventivas para verificar qual a mais eficaz para redução de comportamentos agressivos na infância. Participaram 36 alunos/as do 4º ano do ensino fundamental, distribuídos em três grupos, sendo dois experimentais (grupo afetivo-discursivo e grupo informativo-discursivo) e um de controle, avaliados em um pré-teste, pós-teste e follow-up, por meio da aplicação do Questionário de Agressão de Buss e Perry e da Escala de Empatia de Bryant. Os dados foram analisados através da estatística não-paramétrica. De um modo geral, os resultados indicaram que as duas estratégias avaliadas são eficazes para reduzir comportamentos agressivos na infância.

Palabras clave : Intervenção; Escola; Empatia; Agressão; Infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License