SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Comparações do desempenho social de crianças submetidas à intervenção musicoterapêutica: estudo pilotoSerá possível ensinar crianças para reconhecer melhor expressões faciais emocionais? A experiência da intervenção caçadores de emoções índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

DUTRA, Marília Pereira; GALVAO, Lilian Kelly de Sousa; CAMINO, Cleonice Pereira dos Santos  e  BEZERRA, Viviane Alves dos Santos. Avaliação de estratégias para a redução de comportamentos agressivos em crianças. Rev. SPAGESP [online]. 2022, vol.23, n.2, pp. 192-206. ISSN 1677-2970.  http://dx.doi.org/https://doi.org/10.32467/issn.2175-3628v23n2a13.

Diante dos elevados índices de agressão no âmbito educacional, realizou-se uma pesquisa com delineamento quase experimental, com o objetivo de comparar os resultados de duas estratégias interventivas para verificar qual a mais eficaz para redução de comportamentos agressivos na infância. Participaram 36 alunos/as do 4º ano do ensino fundamental, distribuídos em três grupos, sendo dois experimentais (grupo afetivo-discursivo e grupo informativo-discursivo) e um de controle, avaliados em um pré-teste, pós-teste e follow-up, por meio da aplicação do Questionário de Agressão de Buss e Perry e da Escala de Empatia de Bryant. Os dados foram analisados através da estatística não-paramétrica. De um modo geral, os resultados indicaram que as duas estratégias avaliadas são eficazes para reduzir comportamentos agressivos na infância.

Palavras-chave : Intervenção; Escola; Empatia; Agressão; Infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License