SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2The bond mother preterm newborn infant: possibilities of intervention multi-professional teamCancer and stress: a study on children in chemotherapy treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

GOMES, Luciana Araujo  and  GUEDES, Carla Ribeiro. A preparação para o parto como prevenção primária com grupos de sala de espera: a experiãncia de trabalho interprofissional. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2004, vol.2, n.2, pp. 0-0. ISSN 2175-3547.

Este artigo compreende uma síntese de um trabalho de prevenção primária de preparação para o parto com grupos de gestantes de sala de espera para a consulta do pré-natal, realizado a princípio apenas por uma estagiária de psicologia, que construiu a proposta do mesmo para a sua prática num hospital filantrópico. No curso de seu desenvolvimento duas profissionais vieram se juntar, uma enfermeira e uma assistente social, ampliando o atendimento para uma modalidade integrada e integral. São descritos, então, as possibilidades e também os impasses nessa intervenção em função das disposições das participantes e da equipe interprofissional na adesão à mesma. Por último, é destacado como promissor o empreendimento de ações no campo da saúde reprodutiva, a partir de uma abordagem preventiva e sob a ótica da interdisciplinaridade, à medida que profissionais dessa área fizerem investimentos no sentido de contribuírem para uma melhor assistência às mulheres grávidas.

Keywords : Parto; Gestantes; Assistência pré-natal; Profissionais da saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License