SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2A imagem corporal do idoso com câncer atendido no ambulatório de cuidados paliativos do ICHC- FMUSPPsicologia e emergências médicas: uma aproximação possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

ORSATI, F. T.; MACHADO, F. S.; KITAYAMA, M. M. G.  e  BRUSCATO, W.L.. Estudo da população fraturada, devido a acidentes de trânsito, internada na Santa Casa de São Paulo. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2004, vol.2, n.2, pp. 0-0. ISSN 2175-3547.

Introdução:Estudando uma população fraturada, percebemos grande incidência de acidentes de trânsito (AT), a segunda maior causa de morte no país, custando R$105 milhões ao governo por ano. Objetivo: Caracterizar a população fraturada em conseqüência de AT e averiguar associação deste com uso de álcool. Metodologia: 67 pacientes fraturados, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 92 anos, preencheram a Ficha Sócio-Demográfica e o Protocolo de Avaliação Psicológica, em entrevistas nos leitos, com duração aproximada de 50 minutos. Resultados: 37,3% são vítimas de AT, predominando acidentes de moto (17,9%), sendo a proporção maior de homens em 2:1. Da amostra, 44,8% refere uso atual de álcool. Nesta população que utiliza álcool, 63,3% possuem entre 18 e 32 anos e 35% destes jovens envolveram-se em acidentes. Conclusão: A prevalência de AT na população masculina jovem é correlacionada com a idade, uso atual de álcool e aumento do número de trabalhadores com moto.

Palavras-chave : População fraturada; Acidentes de trânsito; Abuso de álcool.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License