SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Estudo da população fraturada, devido a acidentes de trânsito, internada na Santa Casa de São PauloPeculiaridades do atendimento psicológico em domicílio e o trabalho em equipe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

ROSSI, Luciane De; GAVIAO, Ana Clara Duarte; LUCIA, Mara Cristina Souza de  e  AWADA, Soraia Barakat. Psicologia e emergências médicas: uma aproximação possível. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2004, vol.2, n.2, pp. 0-0. ISSN 2175-3547.

Este estudo pretende caracterizar as necessidades afetivo-emocionais de pacientes atendidos pelo Pronto Socorro do Instituto Central do HC-FMUSP. Segundo a literatura, o Pronto Socorro destina-se a receber pessoas em situações de emergência, mas tem funcionado como um ambulatório com pronto-atendimento. Essa descaracterização, aliada à sobrecarga de trabalho e ao contato com a dor, sofrimento e morte afetam a equipe de saúde e podem comprometer a qualidade da assistência ao paciente. Trata-se de um estudo piloto realizado com 50 pacientes que passaram pela triagem do Pronto Socorro. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário breve e o diário de campo. Observou-se intensa procura de pacientes, que se mantém pela insuficiência do atendimento na rede pública de saúde e pelo “status” que o HC carrega. Os pacientes apresentam idealizações e uma demanda subjetiva que não pode ser devidamente considerada no contexto da abordagem médica. Diante disso, fica evidente que a intervenção psicológica pode beneficiar tanto pacientes quanto a equipe de saúde.

Palavras-chave : Psicologia hospitalar; Interdisciplinaridade; Emergências médicas; Pronto-atendimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License