SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Psicologia e emergências médicas: uma aproximação possívelSaúde mental e programa de saúde da família: percepções do agente comunitário de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

LAHAM, Cláudia Fernandes. Peculiaridades do atendimento psicológico em domicílio e o trabalho em equipe. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2004, vol.2, n.2, pp. 0-0. ISSN 2175-3547.

A assistência domiciliar à saúde é um tipo de atendimento que pode ter como objetivo a prevenção de doenças ou a desospitalização de pacientes já acometidos por doenças crônicas e conseqüente liberação de leitos hospitalares. Estes pacientes, em geral, são idosos e portadores de várias doenças concomitantes. O presente texto enfoca o trabalho do psicólogo a partir da experiência no Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (NADI) do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. São discutidas peculiaridades do trabalho em equipe multiprofissional e da atividade do psicólogo no domicílio, com suas limitações e possibilidades. São apresentadas formas de avaliações e intervenções psicológicas possíveis envolvendo o paciente, o cuidador, a família e a equipe de saúde.

Palavras-chave : Programa de atendimento domiciliar; Psicologia hospitalar; Equipe multiprofissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License