SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Peculiaridades do atendimento psicológico em domicílio e o trabalho em equipe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

FENERIC, Silvia R. G.; PEREIRA, Walter Augusto B.  e  ZEOULA, Fernanda M.. Saúde mental e programa de saúde da família: percepções do agente comunitário de saúde. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2004, vol.2, n.2, pp. 0-0. ISSN 2175-3547.

Esse trabalho tem como objetivo investigar concepções e relatos de experiências, que revelam a percepção do Agente Comunitário sobre os problemas de saúde mental na comunidade onde atuam. A partir da identificação dos problemas, que relação ele estabelece com a equipe de saúde mental que serve de referência para o seu trabalho. Trata-se de um estudo inserido na perspectiva da pesquisa qualitativa que analisa os conteúdos das entrevistas, aproximando-se do campo da Antropologia da Saúde. Surpreendeu-nos como o agente transcende o lugar esperado, tendo açÕes de intervenção e de agenciamentos importantes. Confirmou se sua dificuldade para entrar em contato com questÕes de saúde mental e a possibilidade de desgaste pessoal no seu dia-a-dia, gerando fortes reaçÕes afetivas e até adoecimento. Concluímos que é necessário  que o saber do agente seja validado dentro das equipes do PSF, na construção de um novo fazer em saúde e que a equipe de Saúde Mental, mais do que a possibilidade de “capacitá-lo” ou “sensibilizá-lo” para as questÕes relacionadas a esse campo, possa se disponibilizar para escutá-lo, aprendendo a lidar com a realidade do trabalho no território através dele.

Palavras-chave : Programa de Saúde da Família; Saúde mental; Saúde comunitária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License