SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1O vazio do homem da pós modernidade: uma reflexão sobre as influências dos comportamentos adictos no paciente portador obesidade mórbida author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

SILVA, Lucia Cecília da. Vozes que contam a experiência de viver com câncer. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2005, vol.3, n.1, pp. 1-17. ISSN 2175-3547.

Apesar dos avanços científicos empregados na prevenção, no diagnóstico e no tratamento, o câncer ainda é uma importante causa de morte no Brasil e no mundo. Sua história faz com que o imaginário individual e coletivo ainda o vincule à culpa, imundície, morte e destruição em vida. O tratamento é longo e difícil de ser tolerado pelos pacientes, levando-os a mudanças significativas na sua forma de estar no mundo e de estar com os outros. Passar por uma doença grave como esta pode ser uma das experiências mais disruptivas que uma pessoa pode vivenciar. Considerando estes aspectos e entendendo que a doença repercute em todo o ser da pessoa que adoece, gerando necessidades a serem atendidas, importante se faz que os profissionais de saúde envolvidos na problemática do câncer consigam apreender o mundo-vivido dos pacientes para que uma atenção cada vez mais integralizada possa ser oferecida neste âmbito. No intuito de colaborar com esta proposta, este trabalho se insere com o objetivo de compreender a experiência da pessoa com câncer a partir das narrativas dos próprios sujeitos. Adotamos uma metodologia de inspiração fenomenológica para ouvir e analisar os dizeres de pacientes que compartilharam suas experiências em grupos de apoio psicológico.

Keywords : Câncer; Experiência; Paciente; Atenção profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License