SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Vozes que contam a experiência de viver com câncerDepressão e síndromes isquêmicas miocárdicas instáveis: diferenças entre homens e mulheres author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

SARGENTIM, Maria Delia Fernandez. O vazio do homem da pós modernidade: uma reflexão sobre as influências dos comportamentos adictos no paciente portador obesidade mórbida. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2005, vol.3, n.1, pp. 19-39. ISSN 2175-3547.

Este estudo objetivou refletir sobre o “vazio da pós-modernidade” tentando estabelecer relações entre as características da sociedade pós-moderna e as suas influências na expressão dos comportamentos adictos do homem contemporâneo, especificamente nos pacientes portadores de obesidade mórbida. Participaram da pesquisa 50 pacientes portadores de obesidade mórbida, candidatos à cirurgia bariátrica, provenientes de instituições públicas e particulares do país. Aplicou-se um questionário de pesquisa: Estudo psicológico do paciente obeso mórbido candidato à cirurgia bariátrica. A amostra era predominantemente feminina, branca na faixa etária de 20 a 50 anos. Os resultados obtidos referem-se: 52% identificaram colaboradores: suas mães (38,5%) e seus companheiros (30,8%) como “colaboradores”e (67%) sofrem ainda hoje essa influência; o processo de obesidade foi estancado por falta de força de vontade (20,4%), depressão (18,4%) e ansiedade (14,3%); e 66,7% descontrolam-se também com gastos em geral. Evidenciou-se a probabilidade dos fatores sócio-culturais e o “vazio” do homem pós-moderno estarem diretamente relacionados ao desenvolvimento e à intensificação dos comportamentos aditivos.

Keywords : Vazio; Sociedade pós-moderna; Adição; Obesidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License