SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Contribuição para o estudo normativo do Hooper Visual Organization Test (VOT)Representação da doença e internação e níveis de ansiedade e depressão em pacientes com hipertireoidismo internados comparados a pacientes ambulatoriais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

PERES, Rodrigo Sanches  e  SANTOS, Manoel Antonio dos. Carência fantasmática de vulnerabilidade somática em pacientes onco-hematológicos com indicação para o transplante de medula óssea. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2005, vol.3, n.1, pp. 85-101. ISSN 2175-3547.

O presente estudo tem como objetivo analisar a personalidade de pacientes com indicação para o transplante de medula óssea (TMO). Frente a esse objetivo, dez candidatos ao procedimento em questão (adultos portadores de doenças onco-hematológicas) foram avaliados mediante o emprego de uma bateria de instrumentos psicológicos composta por quatro técnicas projetivas, uma técnica analítica e uma entrevista psicológica semi-estruturada. Os dados coletados foram avaliados qualitativamente em função dos critérios estabelecidos pela literatura científica especializada. Além disso, foram interpretados sob a ótica da psicossomática psicanalítica a partir da utilização das proposições teóricas de Pierre Marty. As interpretações formuladas indicam que o funcionamento mental operatório se afigura como uma das principais particularidades habituais da personalidade dos participantes do presente estudo. Ademais, apontam que a maioria dos examinados apresenta especificidades estruturais comuns às neuroses de comportamento, pois os mesmos se mostram pouco capazes de executar atividades sublimatórias, tendem a veicular representações mentais limitadas, se caracterizam por um déficit da atividade fantasmática e, como conseqüência, possuem uma vulnerabilidade somática acentuada. Os resultados obtidos subsidiaram a compreensão das principais características dinâmicas e estruturais da personalidade dos pacientes avaliados e, conseqüentemente, forneceram contribuições para o direcionamento do tratamento multidisciplinar dispensado aos mesmos.

Palavras-chave : Psicossomática; Psicanálise; Personalidade; Transplante de medula óssea.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License