SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Fome: da pauperização ao imperativo estéticoPsicoprofilaxia cirúrgica em urologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

MARINHO, Roberta Fernandes; SANTOS, Niraldo de O.; PEDROSA, André Falcão  e  LUCIA, Mara Cristina S. de. Crenças relacionadas ao processo de adoecimento e cura em pacientes renais crônicos. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2005, vol.3, n.2, pp. 0-0. ISSN 2175-3547.

O universo de representações do sujeito e sua forma de conceber a vida estão relacionados com a maneira de lidar com o adoecimento. Este estudo teve como objetivo identificar as crenças quanto ao tratamento e à cura, compreendendo o sistema de representações veiculadas e transmitidas culturalmente. A pesquisa foi realizada no Serviço de Nefrologia do Hospital do Açúcar, sendo entrevistados 25 sujeitos em hemodiálise. Constatou-se que, apesar da compreensão das informações transmitidas, a busca por tratamentos alternativos foi de 52% da amostra. Dentre estes, apenas 8% não tinham escolaridade. Diante de tais dados, a pesquisa buscou delinear uma relação entre adoecimento, tratamento, crenças e cultura. Observou-se que quando a pessoa se vê diante da doença, busca os recursos possíveis para manter sua vida, independentemente do nível intelectual e do esquema de transmissão de informações, o que reforça a influência das crenças nas condições de adoecimento e cura.

Palavras-chave : Psicologia hospitalar; Crenças; Nefrologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License