SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Crenças relacionadas ao processo de adoecimento e cura em pacientes renais crônicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

JUAN, Kelly de. Psicoprofilaxia cirúrgica em urologia. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2005, vol.3, n.2, pp. 0-0. ISSN 2175-3547.

O presente estudo objetivou desenvolver um trabalho de Psicoprofilaxia Cirúrgica em Urologia visando a humanização do procedimento cirúrgico e a diminuição do impacto da cirurgia potencializando a recuperação do paciente através da informação.  Foi desenvolvido protocolo de acompanhamento pré e pós-cirúrgico. Observou-se que a antecipação do evento cirúrgico desencadeia reações emocionais tais como o medo e a ansiedade em níveis expressivos; a agitação esteve presente em 80% dos pacientes. Os pacientes que receberam acompanhamento pré e pós-cirúrgico manifestaram melhor recuperação física e emocional. Quanto ao período pós-cirúrgico o grupo que não teve o acompanhamento manifestou mais dor, e representa, cerca de 65% dos pacientes. Esse mesmo grupo apresentou ainda ansiedade e stress por conta da hospitalização (40%), característica esta, que não apareceu no grupo acompanhado no pré-operatório. Os resultados desta pesquisa demonstram a eficácia de uma intervenção psicológica antes de um procedimento cirúrgico, favorecendo uma recuperação mais funcional ao paciente.

Palavras-chave : Psicoprofilaxia; Cirurgia; Urologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License