SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Crenças relacionadas ao processo de adoecimento e cura em mulheres mastectomizadas: um estudo psicanalítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

DE CICCO, Marina Fibe et al. Imagem corporal, práticas de dietas e crenças alimentares em adolescentes e adultas. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2006, vol.4, n.1, pp. 0-0. ISSN 2175-3547.

Insatisfação com o peso, uso de métodos de emagrecimento inadequados e crenças mágicas sobre alimentação constituem fatores de risco para o desenvolvimento de sintomas alimentares. O presente estudo compara a prevalência de tais fatores em grupos de adolescentes e de adultas. Participaram da pesquisa 160 mulheres (80 adolescentes e 80 adultas com idades entre 20 e 40 anos) sem diagnóstico previamente conhecido de transtornos alimentares. Concluiu-se que, nos dois grupos, as crenças estão associadas à insatisfação com o peso e às tentativas de emagrecer. Adolescentes e adultas que se julgam gordas tendem a adotar com mais freqüência a crença no jejum como forma de desintoxicar o corpo e utilizam mais métodos de dietas como laxantes e purgação. No entanto, há mais adolescentes insatisfeitas com seu peso, por isso discute-se como as mulheres se relacionam com o corpo em diferentes fases da vida.

Palavras-chave : Imagem corporal; Dietas; Crenças; Adolescência; Adultas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License