SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Crenças relacionadas ao processo de adoecimento e cura em mulheres mastectomizadas: um estudo psicanalíticoCâncer Infantil: intervenção, formação e pesquisa em psico-oncologia pediátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

ESPINDOLA, Ariane Thomaz et al. Crenças sobre gestação, parto e maternidade em mulheres gestantes com histórico de abortamento habitual. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2006, vol.4, n.1, pp. 0-0. ISSN 2175-3547.

Este estudo tem como objetivo identificar as crenças existentes no período gestacional acerca da gestação e maternidade, bem como investigar as expectativas em relação ao parto. Foram entrevistadas 32 gestantes, em acompanhamento pré-natal no Ambulatório de Abortamento Habitual. Foram realizadas entrevistas semidirigidas, com um questionário previamente elaborado. A análise dos dados foi desenvolvida através de uma análise quantitativa e, qualitativa, por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos versam sobre a influência da cultura e dos valores sociais enquanto fatores importantes às questões referentes à gestação e a maternidade. Conclui-se que, para essas mulheres, gerar um filho é uma tentativa de dar novo sentido à vida, sendo uma realização mais do que pessoal, social, instituída culturalmente à mulher. A reprodução é vista como uma norma social, em que se espera das mulheres desejem e gerem filhos, colocando-as em uma posição extremamente vulnerável ante a impossibilidade de gerá-los.

Palavras-chave : Crenças; Gestação; Maternidade; Abortamento habitual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License