SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Hiperemese gravídica: estudo de caso dos aspectos psicológicos presentes na gestanteIntervenção psicológica com grupo de acompanhantes da pediatria: relato de experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Hospitalar

versión On-line ISSN 2175-3547

Resumen

BARROS, Sibelle Maria Martins de; MENANDRO, Paulo Rogério Meira  y  TRINDADE, Zeidi Araujo. Vivências paternas em UTI neonatal. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2006, vol.4, n.2, pp. 1-18. ISSN 2175-3547.

Considerando-se a escassez de estudos sobre o papel do pai em situações do âmbito da saúde, investigou-se a experiência paterna durante o período de internação de recém-nascido prematuro na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), entrevistando-se 5 pais com filhos internados em UTIN de hospital público. Os relatos foram submetidos a análise de conteúdo. Ficaram evidentes manifestações de interesse e envolvimento dos pais em relação à situação de seus recém-nascidos. Ter o filho internado em UTIN pela primeira vez traz sofrimento para os pais que buscam se adaptar à nova situação, reorganizando ativamente suas atividades cotidianas. Os dados indicaram ser necessário considerar transformações nos papéis parentais, admitindo a eqüidade de gênero nos setores de saúde reprodutiva e neonatologia/pediatria. Estudos adicionais sobre o pai em tal contexto e em contextos similares poderão respaldar novas práticas, acrescentando inovações à tradição de enfatizar apenas relações mães-bebês, atribuindo cuidados e responsabilidades exclusivamente às mães.

Palabras clave : Paternidade; UTI Neonatal; Recém-nascido prematuro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License