SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Psychological therapy with a pediatrics group of supporting companions: a report on na experiencBinge eating disorders in the perception of the health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

CAPITAO, Cláudio Garcia  and  ALMEIDA, Fabiana Pelegrino de. A incidência de depressão entre médicos que exercem suas atividades clínicas em ambulatórios. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2006, vol.4, n.2, pp. 1-12. ISSN 2175-3547.

O presente trabalho teve como objetivo averiguar a incidência de Depressão entre Médicos que exercem suas atividades Clínicas em Ambulatórios do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa 50 médicos de diferentes especialidades, Cardiologistas, Ginecologistas, Pediatras, Clínicos Gerais e Ortopedistas. Foram utilizados para coleta de dados o Questionário Sociodemográfico e o Inventário de Depressão Beck. Por meio da aplicação dos instrumentos foi possível verificar que a maioria dos participantes apresentou escores mínimos de depressão (86%). Porém, o gênero masculino apresentou escore de depressão leve (8%), enquanto que o gênero feminino foi de (2%). Os resultados encontrados e apresentados em forma de freqüência, aparentemente divergem da literatura pesquisada no que se refere à proporcionalidade da incidência de depressão entre os gêneros.

Keywords : Inventário de Depressão Beck; Incidência; Médicos; Ambulatório.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License