SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2The incidence of depression among doctors who conduct their clinical work in outpatient clinicsA psychoanalytic approach quality of life among the elderly under geriatric care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

OLIVERA, Gabriela Alves de  and  FONSECA, Patricia Nunes da. A compulsão alimentar na recepção dos profissionais de saúde. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2006, vol.4, n.2, pp. 1-18. ISSN 2175-3547.

O transtorno de Compulsão Alimentar é uma categoria diagnóstica recente, e tem como característica episódios de hiperfagia acompanhados da sensação de falta de controle. É um transtorno bem mais freqüente nas mulheres do que nos homens. Considerando esses aspectos, este trabalho teve como objetivo identificar as percepções dos profissionais de saúde sobre o Transtorno de Compulsão Alimentar e os pacientes acometidos dessa doença. Participaram nove profissionais de saúde (médicos, nutricionistas e psicólogos) que trabalhavam em hospitais públicos e clínicas particulares. Eles responderam a uma entrevista semi-estruturada. Os resultados mostraram que, apesar de os profissionais terem formações diferentes, apresentaram, em sua maioria, percepções semelhantes quanto à doença e aos pacientes acometidos desse transtorno. Considerando as limitações da pesquisa, sugere-se a replicação do estudo com uma amostra maior de profissionais e a averiguação da percepção dos familiares desses pacientes, tendo em vista serem personagens importantes no processo terapêutico.

Keywords : Compulsão alimentar; Transtornos alimentares; Diagnóstico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License