SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2A incidência de depressão entre médicos que exercem suas atividades clínicas em ambulatóriosRepresentação de qualidade de vida entre idosos do serviço de geriatria: uma abordagem psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

OLIVERA, Gabriela Alves de  e  FONSECA, Patricia Nunes da. A compulsão alimentar na recepção dos profissionais de saúde. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2006, vol.4, n.2, pp. 1-18. ISSN 2175-3547.

O transtorno de Compulsão Alimentar é uma categoria diagnóstica recente, e tem como característica episódios de hiperfagia acompanhados da sensação de falta de controle. É um transtorno bem mais freqüente nas mulheres do que nos homens. Considerando esses aspectos, este trabalho teve como objetivo identificar as percepções dos profissionais de saúde sobre o Transtorno de Compulsão Alimentar e os pacientes acometidos dessa doença. Participaram nove profissionais de saúde (médicos, nutricionistas e psicólogos) que trabalhavam em hospitais públicos e clínicas particulares. Eles responderam a uma entrevista semi-estruturada. Os resultados mostraram que, apesar de os profissionais terem formações diferentes, apresentaram, em sua maioria, percepções semelhantes quanto à doença e aos pacientes acometidos desse transtorno. Considerando as limitações da pesquisa, sugere-se a replicação do estudo com uma amostra maior de profissionais e a averiguação da percepção dos familiares desses pacientes, tendo em vista serem personagens importantes no processo terapêutico.

Palavras-chave : Compulsão alimentar; Transtornos alimentares; Diagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License