SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Binge eating disorders in the perception of the health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

SOUZA, Elisângela Arantes de et al. Representação de qualidade de vida entre idosos do serviço de geriatria: uma abordagem psicanalítica. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2006, vol.4, n.2, pp. 1-39. ISSN 2175-3547.

O presente estudo teve como objetivo principal investigar, a partir do referencial psicanalítico, as representações de qualidade de vida entre idosos atendidos no Serviço de Geriatria do ICHC-FMUSP (Ambulatório, Enfermaria, Gamia). Foram utilizados: Entrevista semi-dirigida e Procedimento de Desenho-Estória com Tema, conforme técnica proposta por Vaisberg (1997). Os dados foram analisados quantitativamente por meio da Análise de Freqüência de Conteúdos e qualitativamente por meio do referencial psicanalítico. Na enfermaria constatou-se que a vivência da internação interfere significativamente na representação de qualidade de vida. No Gamia, a exigência por uma vida com qualidade é maior por serem idosos mais críticos. No ambulatório, a representação de qualidade de vida está relacionada a características de personalidade e não à vivência ambulatorial. Embora tal estudo tenha sido realizado no âmbito hospitalar quase não apareceram questões clínicas, mas sim questões sociais e emocionais caracterizando a necessidade de um trabalho interdisciplinar.

Keywords : Representação; Qualidade de vida; Idosos; Envelhecimento; Psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License