SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Da lógica da cognição à lógica do inconsciente: uma possibilidade de compreensão do sintoma bulímico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

ALMEIDA, Maria Flora V. de A. e et al. A vivência da doença por pacientes não idosos atendidos em um serviço de assistência domiciliar e seus cuidadores. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2007, vol.5, n.1, pp. 2-22. ISSN 2175-3547.

Trata-se de um estudo que visa verificar como pacientes não idosos (menores de sessenta anos), atendidos por um serviço de assistência domiciliar e seus cuidadores vivenciam a situação de doença e tratamento, haja visto que há poucos estudos sobre a população não idosa. Foram investigados aspectos como mudanças trazidas pelo adoecimento, repercussões emocionais, significado de cuidar e ser cuidado, a existência de projetos de vida e a influência da assistência domiciliar em suas vidas. Foi realizada entrevista semidirigida com sete pacientes e treze cuidadores; as respostas foram avaliadas qualitativamente e quantitativamente em relação à freqüência de respostas. Concluiu-se que, apesar da vivência ser individual, o adoecimento impõe limitações à vida de pacientes e cuidadores, trazendo, entre outras conseqüências, a restrição social e a dificuldade do exercício profissional; as mudanças no estilo de vida entristecem pacientes e preocupam cuidadores, sendo a assistência domiciliar percebida como um recurso para o enfrentamento da doença.

Palavras-chave : Pacientes não idosos; Cuidadores; Assistência domiciliar; Doença crônica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License