SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Modified Wisconsin Card Sorting Test (MCST): elderly performance with diferents education levels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

BANHATO, Eliane Ferreira Carvalho et al. Inclusão digital: ferramenta de promoção para envelhecimento cognitivo, social e emocional saudável?. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2007, vol.5, n.2, pp. 2-20. ISSN 2175-3547.

O aumento quantitativo de idosos brasileiros, desacompanhado de qualidade para esses anos transforma o envelhecimento em desafio para o século XXI. Uma questão importante refere-se às mudanças no padrão de morbidades, com o aumento na incidência de doenças crônico-degenerativas, como as demências. A inclusão digital de idosos poderia funcionar como ferramenta de prevenção no declínio cognitivo. Esse estudo investigou a influência da inclusão digital no desempenho cognitivo dos idosos. A amostra constituiu-se de 51 idosos com idades entre 60 e 88 anos (M=67,71; DP=6,57) e escolaridade média de 10,14 (DP=3,92) anos. Os resultados apontaram melhora na velocidade de processamento (t=3,939; p=0,001) e na capacidade de planejamento de tarefas (t=3,504; p=0,001). Concluiu-se que a implementação de programas públicos que viabilizem a apropriação desse saber por idosos é de grande relevância.

Keywords : Envelhecimento; Aprendizagem digital; Cognição; Suporte social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License