SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Relationship between depression and cognitive dysfunction in patients after stroke: a theoretical study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

DAVID, Maria Alice de Oliveira et al. Depressão em grávidas hipertensas: preocupações maternas durante a gestação. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2008, vol.6, n.1, pp. 2-20. ISSN 2175-3547.

A gravidez constitui verdadeira fase de desenvolvimento da personalidade da mulher, caracterizada por várias transformações. Este estudo se propõe a verificar a incidência de transtornos depressivos na gravidez associada à hipertensão e correlacioná-lo com as preocupações maternas relacionadas à gestação. Foram realizadas entrevistas com 20 gestantes hipertensas e aplicados o Prime-MD.. Conclui-se que na gestação associada à hipertensão a gestante se depara com o medo concreto em relação a si própria e ao bebê, gerando preocupações com o parto; com possíveis deficiências do bebê; e com os riscos da gravidez. Isso consequentemente faz com que aumente o nível de estresse e predispõe a gestante ao aparecimento de transtornos depressivos.

Keywords : Depressão; Gravidez de alto risco; Preocupações maternas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License