SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Relationship between depression and cognitive dysfunction in patients after stroke: a theoretical studyThe role of the psychologist at the admissions department of a rehabilitation hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

SILVA, Daniele Carolina Marques da; LOUREIRO, Marina de Figueiredo  and  PERES, Rodrigo Sanches. Burnout em profissionais de enfermagem no contexto hospitalar. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2008, vol.6, n.1, pp. 39-51. ISSN 2175-3547.

Segundo a perspectiva psicossocial, o burnout é uma síndrome composta por sintomas de exaustão emocional, despersonalização e insatisfação profissional, aos quais se encontram propensos os profissionais voltados primariamente ao cuidado do outro. O presente estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência de burnout em profissionais de enfermagem e delinear seus possíveis fatores associados em termos sócio-demográficos e ocupacionais. A amostra foi composta por 145 profissionais de enfermagem de um hospital filantrópico. Todos eles foram submetidos à aplicação de um questionário de dados sócio-demográficos e ocupacionais concebido especialmente para essa finalidade e do Maslach BurnoutInventory - HumanServicesSurvey (MBI-HSS), em uma adaptação nacional. Os resultados obtidos fornecem elementos para uma melhor compreensão de fatores individuais e laborais associados à síndrome e apontam para a necessidade de se dedicar atenção especial à saúde mental dos profissionais de enfermagem.

Keywords : Burnout; Profissionais de enfermagem; Psicologia hospitalar; Avaliação psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License