SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Burnout em profissionais de enfermagem no contexto hospitalarOficinas para cuidadores de crianças com câncer: uma proposta humanizada em educação em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

WAISBERG, Ariane David; VERONEZ, Fulvia de Souza; TAVANO, Lílian D’Aquino  e  PIMENTEL, Maria Cecíli. A atuação do psicólogo na Unidade de Internação de um hospital de reabilitação. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2008, vol.6, n.1, pp. 52-65. ISSN 2175-3547.

A presente pesquisa teve como objetivo verificar a visão da equipe hospitalar a respeito da atuação do psicólogo dentro da unidade de internação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP). Foram entrevistados 31 profissionais de ambos os gêneros, todos integrantes da equipe multidisciplinar do Hospital e que atuam no setor de internação. Os resultados demonstraram que o papel do psicólogo hospitalar ainda não está claro para os profissionais entrevistados. Por não possuir clareza quanto as atribuições do psicólogo no hospital, as equipes passam a ter uma visão muito restrita da atuação deste profissional. Mesmo após 40 anos de inserção do psicólogo dentro desta instituição, faz-se necessário aperfeiçoar a imagem e a identidade deste profissional, assim como esclarecer e orientar as equipes sobre o trabalho, fornecendo uma maior conscientização, no intuito de aprimorar o serviço de psicologia e oferecer um serviço de maior qualidade aos usuários.

Palavras-chave : Psicologia; Atuação profissional; Equipe de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License