SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1The role of the psychologist at the admissions department of a rehabilitation hospitalBreast cancer patient’s perception of emotional trauma and the tumor emergence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

BRITO, Valéria Fernandes Dias Silva de et al. Oficinas para cuidadores de crianças com câncer: uma proposta humanizada em educação em saúde. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2008, vol.6, n.1, pp. 66-81. ISSN 2175-3547.

As oficinas em dinâmica de grupo em saúde, como um método de intervenção psicossocial, utilizam a informação e a busca de novos significados afetivos das vivências relacionadas ao processo saúde-doença. Foi objetivo do trabalho desenvolver um espaço de reflexão e de trocas de experiências para cuidadores, considerando o saber do grupo. Como referencial teórico-metodológico utilizou-se a teoria psicodinâmica de grupo proposta por Pichon-Rivière e o enfoque dialógico de Paulo Freire. As oficinas foram realizadas com 28 cuidadore  s de crianças atendidas pelo SUS e hospedadas numa Casa de Apoio em Belo Horizonte , MG. As temáticas evidenciadas foram: comunicação mãe-criança; o cuidado com os outros filhos; relação com a criança doente e possibilidades do grupo. Observou-se que a dinâmica grupal possibilitou uma rede de comunicação onde se manifestaram os pensamentos e sentimentos relativos ao ter um filho com câncer, abrindo novas possibilidades de enfrentamento da doença.

Keywords : Oficinas; Educação em saúde; Cuidadores; Câncer; Casas para recuperação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License