SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Workshops for caregivers of children with cancer: a very human heath education proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

GRZYBOWSKI, Marindia de Aguiar; SCHMIDT, Carlo  and  BORGES, Vivian Roxo. A percepção de pacientes com câncer de mama em relação ao trauma emocional e o aparecimento do tumor. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2008, vol.6, n.1, pp. 82-96. ISSN 2175-3547.

A percepção das pacientes com câncer de mama em relação ao trauma emocional e o aparecimento de um tumor é algo que tem se apresentado com muita freqüência na prática clínica com pacientes oncológicos. Este artigo tem como objetivo explorar a percepção de pacientes com câncer de mama em relação a um trauma emocional ocorrido em seu ciclo de vida e o aparecimento do tumor maligno. Utilizou-se uma entrevista semi-estruturada, a qual foi transcrita e analisada com base na análise de conteúdo. Os resultados foram distribuídos em três categorias: trauma por perdas, trauma por culpa e forma inadequada de lidar com o trauma. Conclui-se que as pacientes portadoras de câncer de mama associam o surgimento da sua doença a um trauma emocional vivido de diversas maneiras. Os resultados são discutidos com base no referencial psicanalítico.

Keywords : Câncer de mama; Trauma emocional; Psico-oncologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License