SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A escuta psicanalítica do paciente hospitalizado e da equipe de saúde: estudo de casoO uso da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO) no domicílio: um estudo descritivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

HONICKY, Marilise  e  SILVA, Rosanna Rita. O adolescente e o processo de hospitalização: percepção, privação e elaboração. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2009, vol.7, n.1, pp. 44-67. ISSN 2175-3547.

Uma doença, e consequente hospitalização, podem trazer às pessoas, em qualquer momento de suas vidas, ansiedade e medo. Compreender as especificidades psicológicas desse processo junto aos adolescentes constitui-se tarefa relevante. A pesquisa objetivou compreender a relação estabelecida entre adolescentes que tiveram longas ou sucessivas hospitalizações e a instituição hospitalar, bem como com sua doença. O método empregado foi o clínico-qualitativo e os instrumentos foram entrevistas semidirigidas e fotografias produzidas pelos jovens. Pôde-se identificar que cada adolescente percebeu a doença de modo singular, dependendo essencialmente das limitações que estas geraram em suas vidas. Em relação ao hospital, foi percebido como triste, invasivo, limitador da liberdade e que não dava oportunidade de participação no tratamento. Além disso, sentiram-se privados do convívio com a família, grupo mais valorizado como presença necessária para suportar os momentos de hospitalização. Os adolescentes demonstraram, assim, desejo de serem ativos e considerados em suas peculiaridades no ambiente hospitalar.

Palavras-chave : Psicologia; Hospital; Adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License