SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A criança hospitalizada é fator de risco para o adoecimento psíquico da família?: Qualidade de vida de cuidadores em uma unidade de pediatria geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

AMARINS, Melina Blanco et al. Ultrassonografia bidimensional e tridimensional e o vínculo materno fetal: um estudo comparativo. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2009, vol.7, n.2, pp. 2-14. ISSN 2175-3547.

Este estudo busca descrever o relacionamento materno-fetal antes e após a realização da ultra-sonografia bidimensional (US2D) e tridimensional (US3D) e comparar o vínculo estabelecido após a realização dos exames. Foram entrevistadas antes e após a realização do US2D e US3D, 50 gestantes primigestas. Verificou-se que para 72% das gestantes, o exame, quer seja o US2D ou US3D aumenta o vínculo materno-fetal. Constatou-se que 90% das gestantes afirmaram ser melhor a visualização do feto no US3D. Observou-se que as gestantes que relatavam ter vínculos ambivalentes (16%US2D) ou negativos (24%US2D) alteraram este sentimento imediatamente após a visualização das imagens fetais no exame. Conclui-se que o exame de US favorece a criação do vínculo materno-fetal independentemente do tipo de US realizado.

Palavras-chave : Ultra-sonografia; Gestação; Vínculo; Feto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )