SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Qualidade de vida em mulheres mastectomizadas: as marcas de uma nova identidade impressa no corpoPresença de sintomas depressivos em obesos classes II e III índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

BEZERRA, Daniela Santos. A articulação MOEBIANA entre a clínica e a política nos serviços de atenção psicossocial. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2009, vol.7, n.2, pp. 55-74. ISSN 2175-3547.

Este trabalho visa analisar as questões emergidas no cotidiano dos serviços de atenção psicossocial brasileiros evidenciando a articulação entre a clínica e a política e a importância do manejo da relação entre técnicos, usuários e familiares na eficácia do tratamento oferecido. A partir de exemplos clínicos e utilizando os conceitos de Banda de Moebius e de transferência como contribuição da clínica psicanalítica à clínica ampliada, propõe-se a inclusão do sujeito do Inconsciente como fundamental ao processo de Reforma Psiquiátrica, já que este sujeito, que se difere do cidadão de direitos, é radicalmente responsável por sua posição.

Palavras-chave : Psicanálise e saúde mental; Transferência na atenção psicossocial; Clínica ampliada e sujeito do inconsciente; Políticas públicas e clínica do sujeito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )