SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Medo da maturidade no rastreamento de transtornos alimentares através do EDI-3 numa população não-clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

BUENO, Livia Maria de Araújo Cunha; GASCON, Maria Rita Polo; MORETTO, Maria Lívia Tourinho  e  LUCIA, Mara Cristina Souza. Estudo introdutório sobre transtornos de humor e ansiedade e identidade masculina em pacientes de enfermaria dermatológica. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2010, vol.8, n.1, pp. 02-19. ISSN 2175-3547.

As doenças de pele apresentam influência no psiquismo humano, afetando significativamente a comunicação, as relações sociais e o exercício pleno da função laboral. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a presença das sintomalogias depressiva e ansiosa e seus impactos na identidade masculina de 28 pacientes internados em enfermaria de Clínica Dermatológica. Os instrumentos utilizados foram o Questionário Sócio Demográfico, o Mini Exame de Estado Mental e PRIME-MD (módulo Humor e Ansiedade). Através de Análise Descritiva dos resultados do teste e de Conteúdo dos discursos dos pacientes foi possível verificar que a presença de depressão e ansiedade mostrou-se associada a alterações da auto-percepção da identidade masculina, principalmente após afastamento ou interrupção das funções laborais em decorrência da presença de lesões cutâneas.

Palavras-chave : Dermatologia; Transtornos de humor; Ansiedade; Identidade masculina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )