SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Estudo introdutório sobre transtornos de humor e ansiedade e identidade masculina em pacientes de enfermaria dermatológicaDepressão em gestantes cardiopatas e sua influência no vínculo materno-fetal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

MODESTO, Sue Ellen Ferreira et al. Medo da maturidade no rastreamento de transtornos alimentares através do EDI-3 numa população não-clínica. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2010, vol.8, n.1, pp. 20-38. ISSN 2175-3547.

Esse estudo faz parte de uma pesquisa maior para a validação do Inventário de Transtornos Alimentares - 3 (EDI-3) no Brasil. Foi analisada apenas a escala de Medo da Maturidade que propõe avaliar o desejo de voltar à segurança da infância, pois o objetivo do trabalho foi descrever os resultados brutos obtidos. Aplicou-se o EDI-3 em 157 sujeitos das regiões Sul e Sudeste do país. A análise de dados deu-se através da média dos escores brutos. De acordo com os dados obtidos pode-se observar que o medo da maturidade na amostra estudada apresentou-se maior nas mulheres que nos homens. Quanto as idade, os resultados foram aproximados, havendo uma pequena oscilação entre eles, e relacionado ao estado civil, percebeu-se que o medo da maturidade foi mais elevado em indivíduos casados que solteiros. Diante disso conclui-se que o objetivo foi alcançado e sugerem-se mais pesquisas sobre medo da maturidade e transtornos alimentares.

Palavras-chave : Medo da maturidade; Transtorno alimentar; Inventário de transtornos alimentares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )